Srimad-Bhãgavatam 5-5-18

gurur na sa syãt sva jano na sa syãt
pitã na sa syãj janani na sã syãt
daivam na tat syãn na patig ca sa syãn

na mocayed yah samupeta mrtyuim


"Mesmo o mestre espiritual, o parente, o pai, o esposo ou o semideus que não puderem salvar-nos dos repetidos nascimentos e mortes deverão ser abandonados de imediato."

Pesquisar este blog

Carregando...
Just try to learn the truth by approaching a spiritual master. Inquire from him submissively and render service unto him. The self-realized souls can impart knowledge unto you because they have seen the truth. - Lord Krishna in Bhagavad-gita 4.34

PETIÇÃO JUDICIAL

PETIÇÃO JUDICIAL
STOP ADULTERAÇÃO
Considerando que nós sentimos que a maioria dos discípulos de início de Srila Prabhupada, e seguidores, nos arredores de mais de 90% - 99% consideram que as alterações aos seus livros pela BBT foi uma acção não autorizada que mudou a filosofia apresentada por Sua Divina Graça , podemos apresentar esta petição aos tribunais de que tais mudanças são uma violação da lei de direitos autorais e também não aceito pela congregação de devotos da ISKCON , mas esta adulteração foi autorizada pelo GBC.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Levando Srila Prabhupada á sério

A seguinte carta foi escrita por Sua Santidade B.V. Bhagavata Maharaja, discípulo de Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja, que, na idade de 101 anos é o mais reverenciado e sênior discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada que ainda está vivendo no planeta. Neste sério trabalho são apresentadas respostas ás varias infundadas e enganadoras acusações feitas por um membro da ISKCON Corpo Governante contra a personalidade de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.
Nossa razão de incluir esta carta neste livro na forma de apêndice é que os pontos levantados por ele na defesa de Srila Narayana Maharaja são corretos e pertinentes às fundamentais verdades que condizem com o principio de acarya. Por uma paciente e imparcial
leitura das lógicas afirmações que ele faz aqui, alguém poderá ver claramente que um acarya pode ser diferente do outro em termos de métodos detalhados que ele emprega para o presente e a absoluta mensagem da sampradaya até o publico em geral e para seus discípulos em particular; mas isto não prova, em si mesmo, que ele não está na linha do seu predecessor acarya. O audaz e sem compromisso tom de sua apresentação desafia-nos a entender os dois genios e a sensibilidade utilizada pelo Acarya em sua misericórdia entregue da esotérica verdade do Vaisnavismo da Gaudiya para as massas.
              Ele cita o exemplo da poderosa missão de pregação de Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o Nityananda-saktyavesha-avatara do século XX que espalhou a mensagem de Sri Caitanya Mahaprabhu em todas as partes do globo. Em sua apresentação das praticas e ensinamentos do Gaudiya Vaisnavismo para o publico moderno, ele escolheu moldá-los em uma forma diferente daquela de seu próprio Guru Maharaja, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Ainda, ao fazer isto, ele não estava realmente desviando de seu Gurudeva, mas antes disso ele estava demonstrando sua absoluta dedicação às suas ordens. Por isso nos devemos enxergar que nos corações dos mais exaltados Vaisnavas existe misericórdia transbordante para ajudar a difícil condições das almas caídas. É esta verdadeira compaixão que os inspira a idear caminhos para atrair e para engrenar os sinceros aspirantes enquanto aceitam o remédio que eles vêem entregar. A diferente aparência deles ou dos predecessores é ainda uma marca e medida de suas próprias glorias e posições de exaltada realização espiritual.
              Nós apreciamos a lógica e objetividade da carta de Sripad Bhagavata Maharaja, e aplaudimos sua coragem e esforço para defender um devoto puro de Sri Sri Radha-Krsna. Sua carta é apresentada aqui por inteiro e sem alterações.

Levando Srila Prabhupada á sério:

Carta de Sua Santidade Bhakti Vidagadha Bhagavata Maharaja, uma resposta à carta de Sriman Ravindra Svarupa sobre Sua Santidade Srimad Bhakti Vedanta Narayana Maharaja.

              Todas as glórias a Sri Guru e Gauranga. Hare Krsna. Por favor, aceite meus respeitos.
              Como um humilde servo de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura e seguindo as ordens de meu Guru Maharaja, om visnupada 108 Sri Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja, estou escrevendo esta carta de um ponto de vista completamente neutro, para que ninguém se sinta atacado, ofendido no coração. Eu peço desculpas se isto acontecer.
              Eu venho através de sua carta no CHAKRA web site outro dia, e pensei que fosse meu dever protestar contra a propagação de tais erradas concepções da Gaudiya Matha e seus Exaltados Vaisnavas, na linha de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Eu irei tentar apenas mostrar a você algumas das más entendidas concepções que você propagou no nome de guru-seva (ou serviço ao seu Srila Prabhupada).

1.   Se você não gostaria de convidar Sua Santidade Narayana Maharaja a qualquer centro de sua ISKCON, tudo bem, mas eu acho que se um Vaisnava aparece em minha porta e eu não sentir nem um pouco de felicidade em vê-lo, isto será uma vaisnava-aparadha. H. H. Narayana Maharaja é conhecido por todos como um Vaisnava (o que você não pode negar), então se você ou qualquer um dos membros de sua organização (que supostamente também é uma organização Vaisnava) não estão felizes em ver um Vaisnava em sua porta, então vocês estão cometendo tal aparadha.

2.   Você fala sobre as indicações de Srila Narahari Sarakara Thakura no Sri Krsna Bhajanamrta que se um mestre espiritual está em uma boa posição, e ainda não é suficientemente elevado para dar a um discípulo instruções para seu avanço adicional, então o discípulo pode ter permissão de seu diksa-guru e assim obter vantagem com um Vaisnava mais avançado para receber instruções. Então você perguntou “E se o diksa-guru não aprovar?”. Srila Bhaktivinoda Thakura responde a esta pergunta claramente em seu livro Jaiva Dharma como se segue: “Quando o discípulo escolhe alguém para ser seu guru e não tem oportunidade de verificar se esta pessoa é tattva-jna (aquele que conhece as obras do Vaisnavismo) e os Vaisnavas (no real sentido)

3.         então no tempo de entrar em efeito, ele não pode conseguir nenhum resultado deste tipo de iniciação e deve desistir dela de uma vez”.


Então não há duvida sobre pedir permissão para o dito guru (guru-bruva). Você está consciente do fato de que muitos membros de sua ISKCON não são bem treinados para aceitarem um guru e em muitos casos os escolhem em ignorância. Então, após algum tempo, quando eles entendem que seu guru não está qualificado o suficiente, eles devem desistir deste e procurar por um mais avançado Vaisnava para tomar instruções. Isto não importa se o dito guru está em boa reputação de acordo com suas regras da GBC. Foi visto que por seguir as instruções de sua GBC muitos inocentes devotos têm sido enganados em aceitar uma pessoa que nunca esteve qualificado para aceitar discípulos, como seu guru. O exemplo mais recente e o de Harikesa (Maharaja ou Prabhu) que prova meu ponto claramente. Você não deve tornar os devotos em escravos de sua GBC. Ainda que, de acordo com as escrituras, você deve permitir que eles procurem livremente por um mestre espiritual. Não é uma questão de o discípulo ir a Narayana Maharaja para instruções ou não. Você tem que entender a razão de porque essas pessoas vão até ele. Obviamente eles têm idéia de que o guru presente não tem qualificação suficiente para instruí-los. No momento que um discípulo pensa assim, sua relação com seu guru é automaticamente destruída. De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakura, o discípulo não deve desrespeitar seu guia anterior, mas deve com devido respeito procurar por uma verdadeira iniciação. A iniciação anterior deve ser considerada como abhasa (presença imperceptível) e isto é extremamente necessário para aceitar iniciação (em real significado) para começar o real Bhajana-kriya.
                            Você observou muitos argumentos na tentativa que eles provassem que H.H. Narayana Maharaja não é a um devoto avançado. Uma palavra
sábia, por favor, não espalhe essas idéias, peço isso a você porque você deve tomar conta do bem estar de sua própria alma espiritual e ao mesmo tempo ter cuidado para não criticar os devotos avançados. Você também disse que a aproximação a H.H. Narayana Maharaja é significantemente diferente do que o do seu próprio guru, Srila Prabhupada, e que ele não é um siksa-discipulo de seu fundador acarya. Por acaso isto significa que quem difere em detalhes da linha de seu guru não é em Vaisnava avançado? Se isto é verdade, eu gostaria de te perguntar algumas questões, e, por favor, não considere isto como um ataque desde que foi você quem trouxe a tona todas estas velhas questões. Nós não desrespeitamos Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, é você mesmo quem está fazendo isto. Nós só queremos avisar a você para que não cometa nem uma ofensa contra seu próprio guru por se equivocar sobre Seus ensinamentos.
        Eu não acho que H.H. Narayana Maharaja esta clamando por ser seu mestre espiritual autorizado. Foi sua própria GBC que escolheu ele para ser seu mestre espiritual autorizado. Anteriormente eles fizeram o mesmo com Srila Bhakti Raksaka Sridhara Maharaja, e parece ridículo que você não entenda que o siksa e diksa-guru devem sempre ser sustentados no mesmo nível, então você não pode rejeitar Srila Swami Maharaja (e a GBC) não podem rejeitar Srila Sridhara Maharaja ou H.H. Narayana Maharaja, devido ao fato de que você mesmo deu a eles essa posição.
        Seu Prabhupada ensinou a todos vocês que não se deve aceitar as cegas alguém como mestre espiritual. Minha pergunta é, quando ele ensinou a vocês todas essas coisas você cegamente o aceitou como mestre espiritual? Esta bem claro que no começo da ISKCON nenhum de seus irmãos espirituais foram bem informados da necessidade da qualificação de um fidedigno mestre espiritual. Apenas sem inspiração pura eles tomaram iniciação com Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja e não estavam definitivamente trapaceados por seguirem as instruções de caitya-guru. Mesmo depois de terem diligentemente estudado as escrituras não é suficiente para qualificar alguém de selecionar um fidedigno guru. A inspiração que vem do coração é o que te ajuda. Se a inspiração vem da GBC, então provavelmente não será permanente. O único julgamento que um devoto pode fazer a respeito de seu guru é se ele é mayavadi ou se está ligado ao gozo dos sentidos, se assim for ele estará em um nível idêntico ao do guru, então qual a necessidade de haver a iniciação? Por favor, pare de pensar que está tudo acabado por um minuto. O que foi que levou você a escolher seu Prabhupada como seu guru quando todos vocês eram completamente (e ainda parece que a maioria de vocês é) ignorantes a respeito de guru-tattva?
              Eu tenho a resposta advinda das escrituras. Isto só pode acontecer por inspiração. Sendo misericordioso para a Jaiva, Srima Mahaprabhu inspira os corações dos discípulos na forma de caitya-guru assim como de aceitar iniciação e instruções de um certo Vaisnava acarya. Os membros de sua GBC estão tentando provar que Mahaprabhu os enganou, porque primeiramente eles estavam inspirados a tomar siksa com Srila Sridhara Maharaja e mais tarde o rejeitaram como não autorizado. Então eles aceitaram instruções de H.H. Narayana Maharaja e mais uma vez pararam de vir até ele também. Isto por acaso significa que eles estavam erroneamente inspirados por Mahaprabhu uma vez após a outra para tomar instruções de não fidedigno siksa-guru? Amanhã talvez vocês vão descobrir que foram enganados por Mahaprabhu quando aceitaram Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja como seu diksa-guru e siksa-guru. É esta a razão porque Harikesa deixou seu movimento assim como as instruções de seu Prabhupada e tantas ordens?

Siksa guruke ta jani krsnera svarupa
Antaryami bhakta-srestha ei dui rupa

“Eu conheço o siksa-guru como sendo o Senhor Krsna diretamente. Ele funciona de duas formas, como Antaryami e como o maior dos devotos”.
                            Alguns dos membros de sua GBC da ISKCON aceitaram H.H. Narayana Maharaja como seu siksa-guru, que deve estar em nível idêntico ao de seu diksa-guru, e agora você esta questionando se ele é um rasika-bhakta e um devoto avançado ou não? Talvez após algum tempo você ira ter as mesma duvidas a respeito de seu diksa-guru também. Nós não iríamos, de qualquer maneira, colocar adiante tal questão se não conhecemos seu guru melhor do que vocês.
Rasika significa um devoto que estabeleceu sua relação com o Senhor Supremo. Toda nossa guru-parampara é composta de almas eternamente liberadas (ragatmika) residentes do transcendental Vraja-dhama. Todos eles são rasika devotos. Um devoto não afortunado que não aceita seu Guru como um rasika devoto, não tem chances em fazer progresso em sua vida espiritual. Nós aceitamos seu Gurudeva assim como H.H. Narayana Maharaja como rasika devotos e como avançados Vaisnavas. Mas você irá aceitar isso? Você argumentou que H.H. Narayana Maharaja agressivamente apontou membros da ISKCON e a congregação. Eu gostaria de saber se isto é devido ao fato de que ele vai aos templos e arrastas as pessoas para fora ou elas vão até ele para ouvir seu hari-katha. Parece que você esta dizendo que a Gaudiya Matha não tem direito de atacar os apasampradayas e mayavadis. Então o que vamos pregar? Não é Narayana Maharaja que revela os corruptos de sua GBC, e outros lideres da ISKCON. Sua GBC rejeitou sete de seus originais gurus. Narayana Maharaja tem alguma coisa a ver com isto? Você deve se sentir envergonhado que estas pessoas (os sete membros da GBC que partiram) mostraram por suas atividades que eles não estavam nem mesmo no nível de kanistha-adhikaris. Se H.H. Narayana Maharaja alguma vez os chamou de kanistha-adhikaris, então ele deve ter falado sobre os melhores de sua presente organização da ISKCON.
              Dizer que a presente estrutura da ISKCON é uma organização karma-yoga, é dar a eles o maior respeito. Srila Bhaktivinoda Thakura escreveu, que além da niskama-karmi,                                     a sakama-karmi não pode se referir com um yogi. Então de acordo com ele um niskama-karmi está executando karma-yoga. É uma vergonha que durante a adoração a Tulasi, e parikrama, vocês cantem “yani kani-ca papani”, quando esta claro que é uma oração para um sakarma-karmi que quer a redução de todos os seus pecados através do serviço devocional. Seus sannyasis e gurus (PELO MENOS A MAIORIA DELES) continuam usando o Nrsimha-kavaca e pequenos pingentes do Senhor Nrsimhadeva em seus pescoços para proteção o que é claramente sakama-karmi. Pessoas que tem tais tendências não podem continuar entre os karma-yogis. Nós achamos que poucos entre os melhores estão praticando karma-yoga. Nós temos obrigação de ter respeito por eles e talvez H.H. Narayana Maharaja esteja atento com isto, então ele está dando tal grande apreciação pela ISKCON como uma organização de karma-yoga apenas por respeitar estes poucos que estão executando niskama-karmi.
                            Você também lamentou que H.H. Narayana Maharaja reiniciou discípulos de gurus da ISKCON. Mas você acha que é uma reiniciarão ou uma real iniciação? Aqueles discípulos de Harikesa que perderam sua fé dois ou três anos atrás, e mais tarde tomaram real iniciação com Narayana Maharaja, não tiveram um inteligente ato de suas partes?  Quando eles foram realmente iniciados por Harikesa no real sentido da palavra? Então onde está o problema de uma reiniciarão? Na verdade H.H. Narayana Maharaja, apenas inicia aqueles que são sinceros investigadores da vida espiritual que foram enganados assim como aqueles que estão para ser enganados por sua presente GBC. Então porque você está incomodado? Ele nunca reiniciou ninguém, porque este termo reiniciação em si é ridículo. NÃO SIGNIFICA NADA.
É verdade que Tamal Krsna Gosvami e Giriraja Maharaja estão acostumados a respeitar H.H. Narayana Maharaja como seu siksa-guru. Eles inclusive realizam guru-puja para ele varias vezes e aratis assim como a Kesavaji Gaudiya Matha. Como é que eles podem abandonar uma pessoa que têm aceitado como siksa-guru sem nenhuma razão aparente? Os dois são gurus iniciadores da ISKCON no momento, mas se eles argumentarem que não foi possível reconhecer-lo antes, isto significa que eles não têm nenhuma realização para entender quais são os principais sintomas de um Vaisnava avançado. Então porque eles estão iniciando tantas pessoas e sua GBC os apóia como gurus autênticos, se eles não têm o poder de distinguir a posição de um Vaisnava, o que é a mínima qualificação para um madhyama-adhikari?
                            Você está incomodado porque H.H. Narayana Maharaja gastou um extraordinário longo tempo na área mais bem sucedida de pregação de Tamal Krsna Gosvami. Por favor, tentem entender a situação. Se hoje Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja viesse em sua antecipada forma de pregação no mundo e os discípulos de Tamal Krsna Maharaja e pedissem a ele que ficasse por um longo tempo em seu lugar e ele concordasse em ficar por aquele tempo pregando, você estaria se perguntando a mesma questão ainda? Para os discípulos de Tamal Krsna Maharaja, H.H. Narayana Maharaja parece ser o guru de seu guru, e é bem natural que eles arranjem um longo tempo para o programa dele. Porque isto o incomoda tanto? Se Tamal Krsna Gosvami quer pregar e gastar um tempo excepcionalmente longo nos mais bem sucedidos centros da Gaudiya Matha ele é bem vindo. É um fato que eu testemunho, muitos gurus da ISKCON e sannyasis visitando a Gaudiya Matha encabeçados em Mayapura e onde sempre serão bem vindos e respeitados assim como qualquer outro Gaudiya Matha acarya. É muito imaturo que você não esteja pronto para responder de mesma maneira.
                            Em 1990 você foi persuadido por algumas pessoas que aceitaram siksa de H.H. Narayana Maharaja ao visitá-lo. Onde estão estes siksas discípulos agora? Como eles estão dando siksa para outros? O que eles dirão quando perguntarem a eles de onde eles tomam siksa? Isto é ridículo. De alguma forma você está incomodado porque no primeiro verso do Isopanisad a palavra idam foi explicada diferentemente do livro publicado pela ISKCON. Eu fortemente solicito a você que veja os comentários de Srila Bhaktivinoda Thakura e Srila Baladeva Vidybhusana do verso. Isto, se não for ofensivo a você ler outros livros que não foram escritos por Srila Prabhupada. Você estava muito chocado porque você é um discípulo de Srila Swami Maharaja (assim como você tem escrito) e em frente de você H.H. Narayana Maharaja disse que tinha um erro neste livro. Se você disser que tem um erro no livro, você está querendo provar que seu Gurudeva é um tolo? Você pode fazer isso, mas nós não, porque nós sabemos quem é seu guru melhor do que você. No comentário do Caitanya-caritamrta está escrito que gunja-mala significa uma guirlanda de pequenos búzios. Você aceita isso? Você coloca uma guirlanda de búzios em Krsna no lugar de uma gunja-mala? Se você diz que tem erros nos livros escritos por seu Gurudeva você esta tentando dizer que ele não sabia o que uma gunja-mala significa? Você pode dizer que sim, mas nós os membros da Gaudiya Matha estamos com muito medo de cometer ofensas aos seus os pés de lótus, sabendo perfeitamente o que é uma gunja-mala, mas é um erro do livro. Em outros lugares tem vários erros, mas estes erros estão apenas nos livros. Porque você está culpando H.H. Narayana Maharaja por querer proteger o respeito de seu Prabhupada?
                            Você escreveu que seu Prabhupada enfatizou a importância dos livros. Isto pode ser verdade, mas você deve se lembrar que a maioria desses livros vieram a ser editados apenas depois que a ISKCON estava estabelecida. H.H. Narayana Maharaja assim como muitos outros devotos da Gaudiya Matha tiveram associação intima com seu Gurudeva muito antes da ISKCON ser estabelecida. Se você diz que seu Gurudeva se tornou qualificado depois de escrever estes livros então certamente isto é uma aparadha. O Bhagavata, Tulasi, o sagrado rio Ganga e os devotos do Senhor estão adorando desde que nasceram. É ofensiva pensar que Gurudeva é um sadhaka geral, e que ele alcançou a perfeição depois que ele escreveu todos estes livros e estabeleceu a ISKCON, e daí para frente é digno de adoração. Isto é considerado em ser o terceiro nama-aparadha pensar em Sri Gurudeva como um homem mortal. Aqueles que tiveram associação com seu Gurudeva muito antes de muitos dos membros de sua GBC e acaryas terem nascidos, certamente conhecem seu guru melhor do que você.
                            Um exemplo claro de sua ignorância foi o caso do serviço do funeral de seu Gurudeva. Seu Gurudeva quis que H.H. Narayana Maharaja o colocasse em descanso em seu samadhi. Para você pode ter parecido que seu Prabhupada estava apenas falando do serviço de funeral. Isto é graças apenas a sua ignorância e carente experiência na cultura Védica. É o costume de Gaudiya Vaisnavas assim como a outros Vaisnavas e smarta sampradayas que apenas o sucessor do acarya morto tem o direito de executar os ritos do funeral. Quando o corpo é oferecido ao fogo o filho mais velho do grhastha morto tem a prioridade de tocar o fogo no corpo do parente que está partindo. Quando isto é oferecido com o solo misturado com sal (assim como acontece na maioria dos casos dos Gaudiya e outras sampradayas sannyasis) o sucessor daquele sannyasi tem o direito de escrever o samadhi-mantra no corpo do sannyasi morto. Se o sucessor não é um sannyasi (como no caso de Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura) então o mais antigo sênior irmão espiritual presente pode escrever o mantra assim como outro exaltado Vaisnava. No caso de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, o samadhi-mantra foi escrito por seu primeiro discípulo sannyasi, Srila Bhakti Pradipa Tirtha Maharaja mesmo ele sendo iniciado por Srila Bhaktivinoda Thakura. Se um sannyasa morre sem deixar um sucessor ou sem ter feito discípulos, então a assembléia de Vaisnavas deve escolher um Vaisnava qualificado para realizar a cerimônia. Mesmos as leis hindus consideravam isto naqueles tempos como disputa pela sucessão da pessoa que realizou os rituais na epoca do funeral, dando a ele a preferência.
              Entao você deve cosiderar que entre vários Vaisnavas presentes em Vrindavana na época, incluindo a maioria dos seus irmaos espirituais sannyasis, seu Gurudeva escolheu Narayana Maharaja para colocá-lo em seu samadhi. No vídeo da ISKCON está claramente mostrando que Narayana Maharaja esta escrevendo o samadhi-mantra no corpo morto de seu Gurudeva. Você não pode fazer uma zombaria disto.
                            Eu tenho certeza de que você está deixando para trás um primoroso caminho por esta execução de Vaisnava-aparadha e neste caso colocando seu Gurudeva em um nível mais baixo. Você esta sempre colocando em diferentes caminhos o controle da situação de sua sociedade e nunca está consultando com os mais avançados e experientes Vaisnavas que podem lhe dar um bom conselho.
              Você escreveu que seu Prabhupada deu claras e diretas instruções a você, mas pelo o que você tem escrito parece ser o completo oposto. Eu te darei um exemplo para elucidar este ponto. Seu Prabhupada disse que a “Gaudiya Matha faliu”, mas em seus textos você diz “Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada radicalmente reformou a tradição Gaudiya transformando em uma missão de pregação global no mundo moderno”. Agora qual é o nome da missão? O nome é Gaudiya Matha. E quem foram os membros que se dedicaram a esta missão? Você deve aprender em apreciar suas posições, mas infelizmente você esta ocupado publicando livros que fazem falsa propaganda contra estes exaltados devotos. Se não for contra as regras de sua GBC eu fortemente solicito a você que leia o livro intitulado Saraswati Thakura publicado pela Mandala Media que neste caso tem várias reais informações sobre o sucesso da missão na pregação global, porque de acordo com seus textos a Gaudiya Matha não é um sucesso.
                            Novamente você tem citado uma conversa que tiveram em um quarto em Bombay (16 de agosto de 1976) quando seu Prabhupada quis sustentar a muita branda fé dos novos iniciados (aqueles que tinham menos de dez anos de iniciação) e você pensa que isto é exatamente o fato.
              Antes da morte de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, deu ordens que deveria haver apenas um guru e que o restante trabalharia de forma harmonizada para que fosse possível a pregação da mensagem de Rupa-Raghunatha. Ele também disse que Ananta Vasudeva iria pregar a mensagem de Rupa-Raghunatha e que Kunja-bihari Vidybhusana (mais tarde Srila Bhakti Vilasa Tirtha Maharaja) não iria administrar enquanto ele vivesse e deveria ser respeitado por todos. Alguns anos antes ele escreveu, vasudevananta dasye thakiya ta sada laha nama – sempre fique no serviço de Ananta Vasudeva e cantes os santos nomes.
              Em sua presença foi dito que Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura quis que todos os membros da Gaudiya Matha ficassem sobre a guia de Ananta Vasudeva Prabhu e cantassem os santos nomes. Nesta base ele foi selecionado entre os acaryas da Gaudiya Matha e ninguém lutou por seu posto. Seu Gurudeva fazia parte da Matha naquele tempo e ele não fez objeção alguma. Eles não criaram um acarya artificial. Srila Ananta Vasudeva Prabhu era um Brahmacari (em roupas branca, de acordo com a tradição Gaudiya Matha apenas quando um Brahmacari aceita o voto de manter durante toda sua vida o celibato é que o acarya irá dar a ele as roupas acafroadas) naquele tempo, e depois quando seus irmão espirituais viram algumas falhas em seu comportamento eles deixaram sua associação. Srila Audulomi Maharaja foi o selecionado como o seguinte acarya da Missão Gaudiya e Srila Ananta Vasudeva Prabhu aceitou a vida de um Vaisnava grhastha e parou de dar iniciações. Depois do desaparecimento de Srila Audulomi Maharaja, Srila Bhagavata Maharaja foi apontado como o acarya seguinte e quando ele morreu Sripad Parivrajaka Maharaja foi o próximo. Não tem nada errado com isso.
                            Se você diz que isso não é prova suficiente de que Srila Prabhupada queria que Srila Ananta Vasudeva fosse o acarya, minha pergunta é “Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura queria apontar Swami Maharaja como seu acarya sucessor?” Se não, ele tentou ser maior que seu guru? Todas essas são suas pergunta, você pode respondê-las? Você pode dizer que Srila Swami Maharaja inspirou muitas pessoas a serem conscientes de Krsna e isto prova que ele é o sucessor de seu guru. Com este mesmo argumento alguém pode dizer que H.H. Narayana Maharaja também esta inspirando muitos de seus irmaõs e irmãs espirituais a seguirem ele, o que prova que ele é a personalidade revelada sucessora de seu Prabhupada. Então por que você esta tão incomodado?
                            Você tem dito que ira perguntar a seu Gurudeva porque ele não promoveu Narayana Maharaja como seu acarya, mas você ira perguntá-lo porque ele ocupou tais pessoas como Kirtananda, Bhavananda, Bhagavan e outras quatro pessoas como membros da GBC? Você acha que seus irmãos espirituais e irmãs espirituais são cegos por seguirem Narayana Maharaja, ou você preferiria que eles seguissem pessoas como Kirtanananda ou um dos outros seis membros da ISKCON porque eles foram apontados por seu Gurudeva para serem líderes da ISKCON?
                            Finalmente, você tem atingido diretamente um ponto muito sensível que ultimamente diz a respeito a seu Gurudeva. Você diz que H.H. Narayana Maharaja desviou-se da linha de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Você acredita que o que ele prega está fora da linha de Srila Prabhupada? Eu peço a você que leia as aulas, e artigos de Srila Prabhupada na revista semanal da Gaudiya. Pode ser dito que a pregação e o sistema deixado por seu Prabhupada veio de diferentes lugares ao invés de apenas da missão de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura.
                            Eu irei listar um número de aparentes mudanças feitas por seu próprio Gurudeva que são um pouco diferente de Srila Sarasvati Thakura. Eu estou fazendo estes pontos apenas para ilustrar o fato de que embora ele definitivamente mudasse algumas coisas, nós não podemos dizer que ele desviou da linha do Gurudeva dele. Isto seria uma severa e drástica aparadha, e nós não estamos de nenhuma forma tentando diminuir sua exaltada posição. Mas por apontar estas diferenças, poderemos ver que os acaryas podem mudar muitas aplicações do sistema por um motivo de pregação sem se desviar do siddhanta.
1.   O maha-mantra na ISKCON é sempre cantado como um mantra direto. Você não pode cantar metade e depois a outra metade. Isto é claramente vindo das idéias dos babajis e outros grupos que entraram na Gaudiya Mission (linha de Puri Gosvami ou Srila Ananta Vasudeva e Srila Audulomi Maharaja) e seu Gurudeva ensinou a você que seguisse os pés de lótus deles. Se você disser que eles desviaram, por acaso isso significa que seu Gurudeva tirou essas idéias de pessoas desviadas?

2.   Colocar penas de pavão em Mahaprabhu só pode ser usado nos templos estabelecidos por Srila Ananta Vasudeva Prabhu (Puri Dasa Maharaja) no Radha-Kunda e no proeminente gauranga-nagar-sampradayas ou em uma das 13 pseudo-escolas.  Nós podemos ver isso claramente nos templos estabelecidos por Srila Swami Maharaja. Então de onde isto veio?

3.   Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura disse claramente que Advaita Acarya Prabhu nunca teve barba e sempre a mantinha limpa e raspada. Mas os bauls (um dos 13 apasampradayas) quiseram o fazer um baul e colocaram uma barba em seu rosto. Nas deidades de Yogapitha ou Srivasa Andam assim como em muitos outros templos da Gaudiya Matha você nunca irá achar barba em Advaita Acarya. Mas nos templo de Mayapura da ISKCON assim como em outros templos (Sem Diego e Hawaii) nos podemos ver Advaita Acarya com barba. Você diria que seu Gurudeva esta seguindo os bauls?

4.   Um proeminente discípulo de Srila Bhaktivinoda Thakura deu o Brahma-gayatri a uma mulher discípula. Srila Prabhupada mais tarde escreveu um artigo na revista semanal da Gaudiya intitulada bhai-sahajiya (irmão sahajiya). Mais recentemente o Santikunja no Haridvara estava pregando que ninguém pode ter Brahma-gayatri iniciação. Posso simplesmente te perguntar de qual linha veio a idéia de seu Gurudeva de iniciar mulheres discípulas em Brahma-gayatri?

5.   O cantar do mantra do Panca-tattva no começo de cada volta não vem de Srila Prabhupada, ele ensinou a vocês de um jeito diferente. De onde seu Prabhupada tirou isto? 

6.   Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Maharaja Sarasvati Thakura aceitou que o limite de Mayapura é um pequeno canal chamado gougre (logo antes de aproximar de Yogapitha templo da ISKCON lá dentro você ira achar um canal cruzando o caminho, ou estrada e esta é o limite de Mayapura de acordo com Srila Prabhupada em seu comentário no Caitanya Bhagavata). Muito tempo após seu desaparecimento ele revelou no coração de Srila B.D. Madhava Maharaja que perto da confluência dos rios Ganga e Sarasvati, Ishodhyana está situado no qual é parte do Antardvipa, Sridhama Mayapura. O presente Ishodhyana foi revelado por Srila B.D. Madhava Maharaja no qual foi também sustentado por Srila B.R. Sridhara Maharaja e seu Gurudeva estabeleceu seus mais capacitados da ISKCON naquela parte de Mayapura, no qual foi aceito por seu Gurudeva, mas foi revelado por seu irmão espiritual. Por que ele não podia levar Srila Prabhupada a sério?

7.   Srila Prabhupada Sarasvati Thakura ensinou-nos como adorar as deidades nos templos. Nos templos da Gaudiya Matha suas ordens foram seguidas. Eles oferecem boa cinco vezes ao dia e aratis três vezes por dia pontualmente. Mas nos templos da ISKCON nós achamos sistemas diferentes no qual é mais parecido com o sistema da casta gosvamis e outros templos em Vrindavana que seguem adoração de acordo com o oitavo yama, passatempo do Senhor. Nós gostamos do sistema e também apreciamos, mas nossa questão é – de onde seu Gurudeva aprendeu estes tipos de adoração? Ele tomou siksa da casta dos gosvamis?

8.   kirtanam com harmonium foi proibido por Srila Prabhupada. Apenas no templo de Srila B.H. Bom Maharaja isto foi visto antes. Nos não estamos o criticando porque sabemos que ele é um Vaisnava exaltado. Ele era qualificado acarya e tem o direito de introduzir qualquer instrumento musical em seus templos. Seu Prabhupada também introduziu em seus templos na ISKCON. Ele aprendeu isto de Srila Bhakti Hrdaya Bom Maharaja?

9.   Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura instruiu-nos a adorar Sri Sri Guru e Gauranga-Gandharvika-Giridhari. Em todos os templos estabelecidos por ele nos achamos Sriman Mahaprabhu e Sri Sri Radha-Krsna. O mangala-arati e os outros aratis musicas especialmente escritas por Srila Bhaktivinodha Thakura e Srila Prabhupada seguiu seus passos. Em seus templos da ISKON tem diferentes combinações de deidades e diferentes tipos de músicas são recomendadas para o mangala-arati no qual não e considerada musicas mangala. Você acha que isso é um desvio ou não?

10.                   Srila Prabhupada ordenou seus discípulos a imprimirem e distribuírem seus livros dos acaryas anteriores e especialmente aqueles de Srila Bhaktivinoda Thakura. Ele não disse para cada um escrever vários livros por que ele achou desnecessário, onde você claramente expressa, ou determina que seu Gurudeva instruiu a vocês que imprimissem e publicassem e lessem apenas seus livros. Por acaso isso significa que ele pensou que os livros de Srila Bhaktivinoda Thakura são menos valiosos do que os deles?

11.                   Srila Prabhupada ou seus discípulos nunca recomendaram um devoto novo a cantar harinama na mala sem serem iniciados propriamente por um guru. De acordo com comentário de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, no Srimad-Bhagavatam, Sexto Canto (o caso de Ajamila) isto apenas produzira grandes ofensas (gurvava jna). Seu Prabhupada começou isto na ISKCON. De onde veio esta idéia?

12.                                       Você se queixou de que H.H. Narayana Maharaja aceitou serviço de jovens damas (kumaris). Para sua informação eu quero dizer que em sua missão Srila Prabhupada proibiu estritamente que mulheres servissem mesmo a cozinha onde sannyasis, Brahmacaris e vanaprasthas estivessem morando. Ele nunca deixou que nenhuma mulher (com a exceção de duas idosas mulheres discípulas de Srila Bhaktivinoda Thakura que às vezes cozinhavam apenas para Srila Prabhupada) servisse os residentes da matha de nenhuma forma, além disso, ele estava em uma elevada posição de consciência que não haveria chance de ele ser afetado por desejos sensuais. H.H. Narayana Maharaja também está com esta idade e se ele está seguindo os passos de seu Prabhupada porque isto o incomoda tanto? Esta européia, quem você diz que é sua fonte de confiante informação, achou o fato um tabu cheio de erotismo apenas por uma lógica – kamula pasyanti kamini mayam jagat – uma pessoa luxuriosa vê todo o mundo cheio de luxuria. Por acusar falsamente H.H. Narayana Maharaja você esta acusando seu próprio Gurudeva.
13.                                         
Estes são alguns dos exemplos em como seu Prabhupada difere em ensinamentos e praticas de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Seu Mayapura-dharma, seus processos em adoração as deidades, seu nama-sankirtana, seus livros publicados, sua conduta pessoal, suas instalações das deidades, seu processo de iniciação de discípulos – tudo difere de seu Gurudeva. Nós não podemos saber a causa de como isso aconteceu, mas você quer dizer que ele não é um fidedigno siksa ou diksa discípulo de seu Gurudeva ou não é de uma linha direta a ele? Entao com você pode negar H.H. Narayana Maharaja reivindicação de ser o sucessor de seu Prabhupada, apenas porque seus ensinamentos diferem do dele?
              Você diz que Narayana Maharaja não tem atração pelo Gita, mas por acaso você viu a bonita edição do Bhagavad-Gita com traduções em Híndi e comentários por Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, assim como outros perfeitos comentários por H.H. Narayana Maharaja publicado? Se ele não tem gosto pelo Gita então porque ele se importou em dar tão bela apresentação e comentários?
              No lançamento do Baghbazaar Gaudiya Matha, Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura expressou seu desejo de publicar o autentico comentário dos mais altos tópicos do Srimad-Bhagavatam assim com o Gopi-Gita e Bhramara-Gita. Ele disse “Ainda hoje nós estamos dizendo isto não é assim. Agora nós devemos falar isto é assim, nós não devemos ler os comentários do Gopi-Gita e Bhramara-Gita escritos pelos prakrta-sahajiyas, mas nós devemos publicar autenticas edições do Gopi-Gita e Bhramara-Gita do Srimad-Bhagavatam porque nós precisamos executar real krsnanusilanam” Isto foi impresso na semanal Gaudiya. H.H. Narayana Maharaja está agora tentando realizar este desejo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada, então como você pode dizer que Narayana Maharaja se tornou um instrumento de ataque contra a missão de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura? Nosso Gurudeva om visnupada 108 Sri Srimad Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja o considera como sendo a melhor arma que resiste a falsas opiniões de ditos babajis do Radha-Kunda, e um fato que prova isto é que quando ele vai ao Radha-Kunda, ele abertamente os desafia a virem até ele para debaterem com ele caso eles não aceitam a missão de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati como fidedigna. Ninguém ousa chegar perto dele. Você acha que algum guru de sua ISKCON pode fazer isto?
              Você disse que Narayana Maharaja disseminou que a distribuição de livros é uma atividade inferior. Mas o que quer que você tenha aprendido de seu Prabhupada também sustenta isso. Primeiramente você tem dito que seu Prabhupada disse “Distribuição de livros esta no humor das Gopis”. Novamente você tem afirmado sobre seus objetivos finais, “Nós devemos transcender e atravessar a invisível Maya e chegar ao refulgente reinado de Deus para rendermos a Ele cara a cara serviço eterno, em total bem aventurança e conhecimento”. Você não quer distribuir livros no ultimo estagio consecutivo, mas deseja outro tipo de cara a cara serviço a Deus. Isto significa que suas principais pretensões não são as mesmas? Mas nossa guru-varga e nosso Gurudeva também pensou que o significado e o objetivo são os mesmos. Você mesmo tem concordado que a distribuição de livros não é o ultimo objetivo ou bhakti eterna. Entao isto pode ser chamado de bhaktyanhasa ou bhaktyaropa, mas nunca de real bhakti, porque é seva temporária e não é como sravanam e kirtanam que são eternos. Se você esta fazendo isto você pode acusar Srila Gaurakisora Dasa Babaji Maharaja assim como Srila Jagannatha Dasa Babaji Maharaja porque eles nunca foram às ruas para vender livros isto porque eles estavam no humor das gopis. Tais ofensas irão proferir ruína em sua vida espiritual assim como já tem acontecido com muitos de seus irmãos espirituais.
              Um acarya pode instruir seus discípulos de acordo com o tempo em particular, lugar e circunstância onde em outra circunstancia ele pode dar diferentes instruções. Ele tem o direito de aceitar direções necessárias das escrituras e pregar por sua conduta pessoal. A definição de um acarya é como se segue:
Acinoti yah sastrartham acare sthapayatyapi
Svayamacarate tasmat acaryah tena kirtitah

“Uma pessoa que escolhe as conclusões das autorizada escrituras de acordo com um tempo particular, lugar e circunstancia e pratica o que ele prega a outros e chamado acarya”.
Às vezes para o discípulo as palavras de seu Guru diferem daqueles ou de outros santos e das escrituras autenticas. Em casos assim ele não deve ofensivamente pensar que o guru ou sastra ou santos estão errados. De preferência ele deve lembrar-se da famosa música de Srila Narottama Dasa Thakura Mahasaya

Sadhu sastra-guru-vakya hrdaye kariya aikya
Satata bhavisa prema majhe
Karmi jnani bhaktihina ihare karibe bhina
Narottama ei tattva gaje

“Narottama canta o tattva que devem-se harmonizar as direções dos sadhus, sastras e guru em seus corações e sempre flutuar no oceano de prema. Os karmis e jnanis são isentos de bhakti, então você deve se manter separados deles”.

              Srila Narottama Dasa Thakura Mahasaya nos aconselha a harmonizar as palavras do sadhu, sastra e guru. Se as palavras do sadhu parecem ser diferentes das dos sastras e do guru então não ofensivamente nós devemos pensar que o sadhu está errado, mas devemos considerar nós mesmos somos desprovidos de entendimento das palavras do sadhu e seguir guru-vakya. Se o guru difere do sadhu e do sastra então ao invés de pensar que o guru está errado nós devemos considerar ele mesmo desprovido de entender os reais propósitos de guru-vakya e em neste caso ele deve seguir sadhu-vakya. Os sastras nunca estão errados. O guru e o sadhu nos guiam a seguir as direções necessárias dos sastras, de outra forma:

Ye sastra vidhim utsrijya vartate kamacarata
Na as siddhim avapnoti na sukham na para gatim

              Parece que você esta confuso com as instruções de seu guru e não consegue harmonizá-las em seu coração. Eu humildemente sugiro que você escola algum sadhu realizado para clarear suas duvidas ao invés de ofender a H.H. Narayana Maharaja. Se você não gosta de ir até ele está bem, mas você não tem o direito de parar aqueles que querem ir receber instruções e serem iniciados com ele. Você tem requisitado a seus irmãos espirituais e irmãs a seguirem os passos de Satvarupa Maharaja e muitos o fizeram, mas como eles podem acreditar em você? Previamente seu GBC solicitou a eles que seguissem os passos deles e muitos o fizeram. Agora sete dos onze guias nem existem ou estão em devida situação de acordo com suas regras da GBC. Quem sabe talvez depois de alguns anos você irá passar o mesmo julgamento de Satsvarupa Maharaja, por H.H. Narayana Maharaja pode não estar fisicamente mais presente e estes devotos estarão para sempre privados de sua direta associação. Qual tolo irá querer depender de suas palavras? Você confia em você mesmo?
              Do seu Gurudeva você tem dito “Um devoto puro pode distinguir entre bhakti-lata e um mundano, e esta muito alerta em destingi-los e mantê-los afastados”.
Você também disse que você tem distinguido joio evidente na pessoa de H.H. Narayana Maharaja. É simplesmente estranha a audácia em que você está se dizendo um devoto puro e assim negando outros exaltados devotos que recomendam Narayana Maharaja com um sad-guru e rasika devoto. Nosso Guru Maharaja disse abertamente que Narayana Maharaja é um sad-guru e rasika-bhakta. Embora eu não seja siksa ou diksa discípulo de H.H. Narayana Maharaja, ainda assim eu não me atrevo a parar alguém de ter instruções dele ou iniciação. Bem ao contrario se alguém quer ir até ele eu sou o primeiro a encorajá-lo.
              É completamente absurdo e ultrajante que a maioria dos membros da GBC de sua ISKCON vieram para consciência de Krsna há menos de trinta anos atrás, e muitos deles já estão sem praticas devocionais, e estão alegando vocês mesmos como preceptores fidedignos e detentores de ervas daninhas (upasakhas) na pessoa de um devoto que vem praticando consciência de Krsna por mais de cinqüenta anos sem hesitar nem uma vez, muitos anos antes de muitos de sua GBC nascerem. Nosso mais respeitado Guru Maharaja tem praticado consciência de Krsna continuamente quase que desde seu nasciemento e com 100 anos de experiência em tal assunto não é qualificado para guiar outros recomendando uma pessoa como Vaisnava elevado? Por outro lado sua GBC que nunca ouviu krsna-nama antes de 1966 e no qual o futuro é incerto é qualificado a fazer isto?
              De fato você esta assustado com a pregação da Gaudiya Matha, especialmente aqueles que nasceram em Bharatabhumi (Índia). A Gaudiya Matha nunca se queixou dos gurus da ISKCON levarem a outro lugar seus discípulos. Se forem apenas seus membros da GBC que estão perturbados, então me parece que você está querendo monopolizar tudo simplesmente por usar o nome de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Na índia algumas pessoas (invertidas classes) tem reservado o lugar na educação e serviço no governo porque eles não têm chance em uma competição como a mais inteligente classe de pessoas, então o governo da Índia reserva alguns lugares para que então eles possam ter uma oportunidade.
              Meu humilde pedido a você é que você, por favor, desista de tal inútil esforço de atuar nos direitos de iniciar inocentes devotos. Preferindo deixar nos tentar seguir a ultima instrução de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura “todos vocês preguem de forma harmônica os ensinamentos de Rupa e Ragunatha com grande entusiasmo”.
              Eu escrevo esta carta de um ponto de vista neutro, porque Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura instruiu a nós a não desanimarmos mesmo se uma única pessoa não esteja preparada para ouvir a verdade abertamente. Como um humilde servo de seu servo, eu acho que é meu dever assim como me foi pedido por meu Guru Maharaja protestar contra concepções errôneas. Se alguém foi ofendido dentro de seu coração ou sentiu qualquer tipo de ansiedade por ler esta, eu oro por seu perdão e espero que um dia ele chegue a realizar todos estes pontos.

Sri Guru-Vaisnava dasanudasa,
Bhakti Vidagdha Bhagavata

P.S. Aquele que estiver interessado em discutir ou perguntar mais sobre este assunto está convidado a nos contatar por nosso e-mail que é como se segue: haribol@sol.racsa.co.cr

"SOMEONE HAS POISONED ME" Prabhupada.

seus dados